Login em nossa Extranet

Fumos metálicos em solda e corte térmico

A Nederman tem soluções fixas e móveis para exaustão e filtragem de fumos metálicos gerados em processos de solda e corte térmico

Em diversos processos industriais, em especial soldagem e corte térmico, há emissão de gases, vapores e fumaças que também se denominam “fumos” e que podem representar uma séria ameaça à saúde dos trabalhadores, além de também danificarem equipamentos sensíveis como robôs.

Um eficiente sistema de exaustão localizada e, se for o caso, filtragem deve ser implantado para captar os fumos antes que eles atinjam a zona de respiração dos operadores ou se espalhem pelo ambiente de trabalho.

Organizações internacionais de saúde reconhecem a importância de prevenir riscos de saúde associados aos fumos metálicos gerados durante a soldagem e o corte térmico. Em muitos países foram definidos padrões rígidos para os limites máximos de exposição permitidos. 

Efeitos dos fumos metálicos sobre a saúde

As partículas dos fumos metálicos são pequenas o suficiente para ficarem suspensas no ar por um longo período. Estes fumos são inalados e penetram na área mais profunda dos pulmões. Com o tempo, as partículas podem chegar à corrente sanguínea.

Processos de soldagem e corte térmico ocasionam diferentes quantidades de fumos com concentrações de substâncias perigosas. Entre os elementos de alto risco estão o cromo hexavalente Cr(VI), manganês, níquel e o chumbo. As partículas no seu ponto de emissão são extremamente pequenas: 0,01-0,1 μm, o que significa que são facilmente inaladas e podem atingir os pulmões.
A legislação está ficando mais rígida em muitos países com limites menores de exposições para diferentes tipos de partículas.

Além disso, não apenas os operadores estão em risco em ambientes inseguros. Equipamentos de produção, bem como produtos finais, são afetados pela falta de medidas de segurança adequadas. Equipamentos automáticos, tais como robôs, podem estar sujeitos a fumos residuais e também precisam ser protegidos.


Soluções Nederman para fumos metálicos

Fumos metálicos de solda


Welding extraction at source

Exaustão de fumos de solda com braços extratores

A Nederman tem uma ampla variedade de modelos de braços extratores. Com alta flexibilidade e facilidade de posicionamento, os braços podem ser adaptados em unidades de aspiração e de filtragem fixas e móveis.

Extração de fumos de solda na tocha MIG/MAG

Captação diretamente na tocha MIG/MAG é uma alternativa aos braços extratores. Um dispositivo é colocado na tocha aspirada e os fumos são captados em seu ponto de geração. Estes sistemas estão disponíveis em unidades móveis e em sistemas centrais de alto vácuo servindo a vários pontos de extração.

Soldagem robotizada

As soluções Nederman para processos automáticos incluem tanto exaustão diretamente na tocha quanto sistemas com braços extratores.

Legislação brasileira

Por que os sistemas de ventilação central não são bons

Os sistemas de ventilação central ou coifas suspensas sobre as bancadas de trabalho são completamente inadequados. Por não fazerem a exaustão localizada, os fumos passam facilmente pela zona de respiração dos soldadores e contaminam o ambiente. Além disso, esses sistemas requerem muita energia para funcionar, aumentando o custo do investimento.








Vídeo "Exaustão localizada de fumos de solda"

Fumos metálicos em corte térmico


Devido às altas energias envolvidas e à velocidade do corte, a geração de fumos metálicos é muito intensa podendo atingir altas taxas de emissão que excedem os limites de concentração de poluentes permitidos pela legislação brasileira (NR-15 Anexo 11). Especial atenção porém deve ser dispensada ao processo de corte manual uma vez que o operador entra em contato direto com os poluentes antes que estes se dispersem no ambiente de trabalho.

Para o controle e redução dos níveis de emissão de poluentes é necessário que a mesa onde se apoie a chapa seja dotada de meios de absorção ou exaustão destes poluentes. Mesas aspiradas acopladas a sistemas de exaustão e filtragem são o método mais indicado para os processos de corte à plasma tanto CNC como manuais.

Some-se esta longa lista de desvantagens ao abandono do uso das mesas d'água em países tecnologicamente mais desenvolvidos, a conclusão é clara em favor das mesas aspiradas.



+ Expandir para mais - Ocultar


Produtos que resolvem: Fumos metálicos em solda e corte térmico